Abelhas podem ser preservadas por meio da instalação de hotel nas fazendas

Móvel que cria um habitat idealizado especialmente para atrair e abrigar os insetos já pode ser resgatado por pontos na Rede AgroServices


As abelhas são insetos essenciais na natureza. Ao mesmo tempo em que pousam de flor em flor para se alimentar, elas desempenham o importante papel da polinização, o que promove a reprodução de diversas espécies de plantas. De acordo com um levantamento sobre polinização da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), 60% dos 191 cultivos desenvolvidos para a produção de alimentos no Brasil são visitados por polinizadores, em sua maioria abelhas. Além disso, elas são as protagonistas da cadeia apícola, sustentando a fabricação de mel, própolis e produtos derivados. Segundo a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, o Brasil produziu 41,6 mil toneladas de mel de abelha em 2017.

Para manter o equilíbrio dos ecossistemas e a atividade dos apicultores, é importante ter as abelhas por perto. Pensando nisso, a Bayer trouxe ao Brasil o hotel de abelhas, uma iniciativa inovadora que já é sucesso na Europa. “Trazendo a iniciativa da Europa, em 2017 distribuímos hotéis em universidades e trabalhamos com pesquisadores do Brasil para validar a funcionalidade e assim fizemos um modelo oficial do hotel de abelhas no Brasil”, conta Claudia Quaglierini, gerente de políticas agrícolas da Bayer.

 

A tecnologia

O hotel é um móvel confeccionado em madeira que apresenta uma arquitetura planejada especialmente para abrigar as abelhinhas. O produto possui centenas de orifícios com variados tamanhos. “Essa diversidade de espessuras vai atrair diferentes espécies de abelhas. Em cada orifício desses ficará uma moradora, muitas vezes a abelha apenas faz seu ninho no hotel e vai embora”, explica Claudia. Mas é importante frisar que o hotel foi projetado para não atrair espécies de abelha com ferrão, insetos que precisam de espaço para formar colônias. Ou seja, o produtor pode ficar tranquilo ao instalar o móvel na fazenda, pois é inexistente o risco da formação de colônias de apis melífera no hotel.

 

Abelhas solitárias

O hotel foi projetado pela Bayer para abrigar as chamadas abelhas solitárias, espécies de insetos que naturalmente não vivem aglomeradas em enxames. “Existem mais de 2 mil espécies de abelhas de hábito solitário. Elas geralmente vivem sozinhas em troncos de árvores e próximas ao solo. Quando o produtor fornece o hotel, ele consegue dar uma melhor qualidade de vida para essas abelhas e identificar as espécies que ele tem na fazenda”, afirma Claudia.

O hotel pode ser instalado em qualquer propriedade rural, com pelo menos 2 quilômetros de distância das lavouras e locais movimentados, como estradas rurais e áreas de porteiras. As abelhas gostam de sossego, vivendo em locais silenciosos. Uma boa recomendação é instalar os hotéis em Reservas Legais ou nas Áreas de Preservação Permanente das fazendas. O hotel de abelhas pode até mesmo ser instalado em áreas de zona urbana, como em parques públicos, jardins, escolas e universidades, por exemplo.

 

Praticidade

O equipamento é leve e de fácil instalação, já possuindo um suporte próprio. O produtor rural que adquirir o produto não vai demorar mais de 10 minutos para conseguir instalar o hotel. Quem desejar pode colocar o móvel ao lado de árvores e amarrar o equipamento com cordas ou prender o hotel com cabos de aço ao solo, promovendo uma maior fixação e segurança. Para garantir melhor acabamento e durabilidade, a madeira do hotel recebe um tratamento de verniz atóxico, que é incapaz de causar qualquer malefício aos insetos.

Após a instalação, não é necessário se preocupar com mais nada. O hotel não exige atividades de manutenção e o produtor rural não precisa oferecer nenhum suprimento para as abelhas. “Não há necessidade de colocar atrativos. É cientificamente comprovado que o hotel tem a função de criar um habitat para abelhas solitárias. Nos nossos estudos, comprovamos que a abelha vai sozinha para o hotel, a nossa experiência mostra que em um prazo de um ano o hotel terá uma boa habitação”, conta a gerente da Bayer.

 

Campo sustentável

A fabricação dos hotéis faz parte do Programa Bee Care, uma iniciativa global da Bayer que investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento para preservar as abelhas. Os produtores que desejarem investir nos hotéis de abelhas podem resgatar o equipamento por pontos na Rede AgroServices, confira a oferta aqui. Além de ser uma proposta inovadora e com ótimo custo-benefício, os agricultores podem ser considerados amigos das abelhas sem modificar a rotina na fazenda. Mas quem desejar ir além dessa medida também pode resgatar a visita de um consultor zootecnista por pontos na Rede AgroServices para identificar as abelhas presentes na fazenda, estudar os hábitos dos insetos e buscar implementar outras técnicas de proteção.

Segundo Claudia Quaglierini, o hotel de abelhas representa um importante passo para a preservação dos ecossistemas e em prol de uma agricultura mais sustentável. “O produtor que resgatar o hotel vai estar buscando a garantia da manutenção da biodiversidade de uma forma diferenciada e surpreendente, criando um habitat seguro para as abelhas”, diz a gerente de políticas agrícolas da Bayer. “Nosso sonho é que toda fazenda tenha um hotel de abelhas, esperamos que essa ideia se prolifere pelo agro.”

Compartilhe!

COPYRIGHT © REDE AGRO S.A - Última atualização: 09/10/2019 (1.0.19412)